PRIME Diagnósticos - Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de Tireoide, Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de Mama, Biópsia de Mama, Biópsia de Próstata

Veja detalhes do exame PRIME Diagnósticos - Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de Tireoide, Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de Mama, Biópsia de Mama, Biópsia de Próstata
Exame de Punções e Biópsias

São procedimentos percutâneos, minimamente invasivos ou semi-invasivos, realizados com o objetivo de avaliar a citologia ou histologia de lesões, a fim de determinar sua benignidade ou malignidade e, desta forma, estabelecer a melhor conduta terapêutica. Em nossa clínica realizamos: Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de tireóide, Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de mama, Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de glândulas salivares e linfonodos cervicais, Biópsia de Mama (Biópsia de Fragmento Mamário por Agulha Grossa (CORE-BIOPSY) e Biópsia de Próstata (Biópsia de Fragmento Prostático por Agulha Grossa (CORE-BIOPSY).

O material colhido é encaminhado a um laboratório de Patologia, onde será avaliado por um profissional (médico patologista) especializado em análise de células e tecidos.

Tais procedimentos requerem orientação e/ou preparo especial prévio, que serão orientados por ocasião do agendamento. Será necessário também assinatura de Termos de Consentimento Livre e Esclarecido para o procedimento e eventual sedação anestésica.

PUNÇÕES E BIÓPSIAS DE MAMA

  • Punção de mama (PAAF)

Significa Punção Aspirativa por Agulha Fina e é realizada através da aspiração de algumas células da lesão (no caso de nódulo sólido ou linfonodo) ou do seu conteúdo (no caso de cistos) para avaliação de sua etiologia. Pode ser guiada por ultrassonografia, sendo um método de fácil execução, com indicações específicas e limitadas.

  • Biópsia de Mama / Biópsia de Fragmento Mamário por Agulha Grossa (CORE-BIOPSY)

É um procedimento minimamente invasivo usado para diagnosticar lesões mamárias pela retirada de alguns fragmentos do seu interior, podendo ser guiada por ultrassonografia ou pela estereotaxia (Mamografia).

  • Marcações Pré-cirúrgicas

O exame de marcação pré-cirúrgica é realizado para localizar, com precisão, a lesão na mama que será removida cirurgicamente. Pode ser feito com a colocação de fio metálico podendo ser orientada por ultrassonografia.

PUNÇÕES DE TIREÓIDE, GLÂNDULAS SALIVARES E LINFONODOS CERVICAIS

  • Punção de tireóide (PAAF)

Significa Punção Aspirativa por Agulha Fina e é realiza através da aspiração de algumas células da lesão (no caso de nódulo sólido ou linfonodo) ou do seu conteúdo (no caso de cistos) para avaliação de sua etiologia. Pode ser guiada por ultrassonografia, sendo um método de fácil execução, com indicações específicas e limitadas.

BIÓPSIAS DE PRÓSTATA

  • Biópsia de Fragmento de Próstata por Agulha Grossa (CORE-BIOPSY)

É um procedimento minimamente invasivo usado para diagnosticar lesões pela retirada de alguns fragmentos de tecido do seu interior. Os fragmentos podem ser colhidos de lesões suspeitas em várias partes do corpo (pescoço) e órgãos (próstata), sendo o procedimento guiado por ultrassonografia.