O Doppler Vascular é um exame que utiliza ondas de ultrassom e permite analisar o fluxo de sangue que circula nos vasos sanguíneos (veias e artérias), por isso, também é chamado de ultrassom vascular.
O Doppler Arterial é indicado, principalmente, para diagnosticar e quantificar o processo de aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias), doenças da aorta e doença arterial periférica. Além da aterosclerose e as suas complicações, como a trombose, o doppler vascular arterial também é indicado em outras doenças, como as embolias (deslocamento de coágulos ou vegetações que obstruem as artérias), os aneurismas e as más formações.
O Doppler Venoso é indicado para o diagnóstico de trombose venosa profunda (formação de coágulos nas veias profundas). O Doppler Venoso ainda permite avaliar as veias superficiais e as perfurantes, avaliando melhor os quadro de insuficiência venosa
O exame dura de 30 a 60 minutos, tem grande precisão diagnóstica, é indolor e pode ser repetido inúmeras vezes, permitindo um acompanhamento minucioso da evolução ou dos resultados terapêuticos.
O Doppler Vascular não exige jejum ou outro cuidado especial para a sua realização, salvo à avaliação das artérias do rim, que o jejum é indicado, uma vez que os gazes do intestino atrapalham a avaliação.